quarta-feira, março 28, 2012

Bons Ares - 18.03 - Dia de feirinha!!!





Domingo é dia de feirinha em qualquer lugar do mundo, inclusive, em Buenos Aires. E eu piro em uma feirinha, adoro! Acordamos mais cedo que nos outros dias e partimos pro bairro de San Telmo, onde acontece a feirinha de antiguidades nos finais de semana. Pegamos um ônibus que nos deixou próximo ao fuzuê. Chegamos lá e já demos de cara com uma animação que me fez sentir na feirinha do Lavradio, do Rio de Janeiro (que por sinal eu amo!). 




Artistas de rua, pessoas tomando cerveja nos botecos, gente feliz, sol esquentando o quengo e muita, muita barraquinha com mimos portenhos e outras tantas com artigos antigos. E é esse o foco da feirinha de San Telmo: antiguidade! Muita! Selos, tampinhas, garrafas, vinis, cristais, louças e tudo que se possa imaginar nesse âmbito! Me senti transportada para a casa dos meus sogros, mesmo estando a quilômetros de distância. Em quase todas as barraquinhas eu falava: Eita, essa é a loja da Soninha! Lá na casa deles é assim... Um parque de diversões para diretores de arte de cinema. Mas isso eu conto em um outro post.


Como ainda não havíamos tomado o desayuno, acabamos comendo as delicinhas que apareciam no meio da rua: Empanadas bolivianas!!! A massa lembra a de risole e o recheio parecia o recheio do taco. Não era uma delícia, mas era bom! Seguimos primeiro pela lateral da praça, onde tinham as barraquinhas com presentinhos e coisinhas de feirinha normal, sem ser antiguidade: blusas, bijus, imãs e enfeitinhos. Mas eu achei meio fraquinho, nada além, ainda mais pra quem é acostumado com a feirinha de Ipanema e a do Lavradio. Mas me apaixonei por um conjuntinho de Chef de cozinha da Mafalda, com avental e chapéu e comprei. Liiiindo!





Continuamos a rodar pela praça e vimos uma bandinha tocando ao vivo e a gringalhada ao redor fotografando, batendo palma e colocando umas moedas no chapéu, clássico,né? Olhamos o restante da feirinha, os vários artigos antigos e eu sempre na maior tensão pra não quebrar nada! Tinha um vinil do piazzolla lindo. Tinham uns telefones coloridos e muita prataria e cristais. Ao terminar a feira, me senti meio vazia! Eu tinha apostado todas as minhas fichas nessa feirinha, jurando que ia torrar grande parte dos pesos por lá e voltar cheia de muamba, mas não foi o que aconteceu. 


Av. Del Libertador




Como ainda tava cedo, pegamos nossa lista de dicas de viagem e vimos que nos finais de semana também acontece a feirinha da Recoleta. Não titubiamos e nos mandamos pra lá. Pegamos um ônibus que nos deixou na Av Del Libertador, outra artéria gigante de Buenos Aires, e, de longe, já vimos a movimentação no local. Um gramado gigantesco cheio de pessoas e rodeado por barraquinhas. Nossa! Era aquilo que eu tava querendo!!! E fizemos a festa. Compramos vários mimos pra casa (quadrinhos, imãs, enfeitinhos, etc), comprei algumas roupas pra mim, bijus lindas e  maioria dos presentes também levamos de lá! 


Batuque! Todos lindos! Igor comprou um





A pracinha tava cheia de gente, cheia de cultura, apresentações nos gramados com bandinhas locais, rodas de capoeira, barraquinhas de lanche, uma farra só! Passamos o restante do dia por lá, e, já de noite, jantamos no "Café Victória". Como estávamos empanturrados de tanta carne, optamos por um prato mais leve. Eu fui no fetuccine a bolonhesa e o Igor pediu risoto de salmão. Pra variar veio aquela entrada cheia de pães, torradas e pastas. 






O local era super agradável e curioso: olhamos ao nosso redor e observamos que éramos os unicos com idade menor que 60 anos!!!


De lá, passamos em uma sorveteria chamada "Volta" que também tem em outros bairros de BsAs. Achei o sorvete mais fraquinho em comparação com a Tufic e a Freddo. Mas é sorvete, né? Tá valendo!


Os docinhos do Volta. Hmmm




Voltamos pra casa de ônibus e tomamos a cerveja da Patagônia acompanhada do salame e queijo artesanal que comprei na feirinha da Recoleta. Ê beleza!


A cerveja da Patagônia é um pouco aguada




Na ponta do lápis:
ônibus pra San Telmo para os dois: 2,50 
Queijo e Salame artesanal: 20 cada
Almojanta no Café Victória: 180
Sorvete pequeno Volta: 14


Preço de alguns dos mimos comprados:


Calça peruana (duas) - 150
Pulseira do norte da argentina (duas) - 40
Colar do norte da argentina (dois) - 30
Conjuntinho de chef da Mafalda: 70
Imãs de geladeira: 4 unidades por 10 pesos
cartaz temático (banda, cerveja, filmes) - 10 a unidade



Nenhum comentário: