quinta-feira, janeiro 26, 2012

Uma vez artista, artista sempre!

-E quais foram as danças que tu já fez?
- Ballet clássico (10 anos), jazz, sapateado, dança popular, dança contemporânea e umas oficinas separadas de frevo e cavalo marinho, que também se enquadram no popular!
-Mas Carlinha,então tu ja fez tudo! Deveria ter perguntando qual foi a dança que tu ainda não fez!
- Dança de salão e tango, não fiz e quero fazer!


Esse diálogo era comum em ambientes de dança no meu tempo de glória. E, fazer tango ou samba de gafieira era um desejo que parecia muito distante, ainda mais em Recife que não tem essa cultura como aqui no Rio de Janeiro. Então me contentava com o samba no pé, minha paixão. E, pra compensar, a amostração sempre foi das grandes! Não podia escutar uma cuíca ou tamborim que meu coração acelerava e meu corpo se rexemia na mesma passada.

Quando mamãe se mudou para o Rio, antes de mim, começou a fazer dança de salão e a aprender, simultaneamente, o tango. Foi uma alegria enorme  vê-la executando uma antiga vontade. Logo mamãe, que nunca fez dança nem quando pequena, estava agora, dançando tango! Ao vê-la se apresentar pela primeira vez em público, dois anos após ela estar fazendo aulas,  não pude me conter de tanta felicidade: estava linda, luminosa e impecável. Pra mim foi o suficiente para sentir-me realizada. Mas pra ela não. Ela não se conforma em me ver sem dançar e não para de falar que, com a memória do meu corpo, eu pego em dois tempos os passos. E que isso e que aquilo! Eu concordo com ela. A dança fez e continua fazendo parte da minha vida, então, porque não continuar? Em paralelo a isso, o Igor tá aprendendo a dançar forró comigo e tomando gosto por novos rítmos (ou abrindo a mente, como ele fala), até já se arriscou em uns pacinhos em algumas festas. Dança timidamente mas com rítmo, como falou mamãe no dia em que dançou com ele.

A vontade de voltar para a dança já era concreta, só não havia decidido para qual segmento: queria voltar para o ballet clássico mas acabei deixando pra depois. Um depois que até hoje não chegou. E eis que certo dia em uma mesa de bar, minha mãe chega falando: "Igor e Carlinha, vai abrir uma turma de tango e dança de salão para iniciantes lá na academia. Carlinha entra como bolsista e Igor como pagante, e então?"

De bate e pronto topamos o desafio e no dia 2 de fevereiro damos início a nossa primeira aula!

Bom, confesso que essa animação toda deu uma engasgada ontem, quando minha mãe soltou a seguinte frase:

"Ah, carlinha, vc precisa ver se aquele sapato alto dá em você"
"hã?"
"Carlinha, você já viu alguém dançando tango de chinelo ou tênis? faça-me o favor"
"-iiiih..."
" (mamãe fazendo risinho de quem diz: uiiiii

Pronto, é isso! A pessoa não sabe nem andar de salto alto e já vai começar dançando!

E viva o desafio!



mamãe e Joe esquentando para o baile de tango.
Foto tirada ainda nesse instante. Lindos!

Um comentário:

Catando-vento disse...

Serviço:

Academia de Dança Alvaro Reys
Rua Barata Ribeiro, n 271 - Copacabana
2547-0861