quinta-feira, junho 20, 2013

Anamaria Teixeira Carvalho

Há pouco conheci Anamaria. Ela tava sentada na mesa ao lado da minha e, enquanto todos assistiam ao jogo de futebol, nós duas nos olhávamos. Eu olhava mais, também pudera, com aquela rosa enorme azulada no lado direito dos cabelos escorridos e aquele rosto tão firme, não tinha como não admirá-la. Dei um sorriso, puxei uma conversa, pedi uma fotografia: ganhei. Uma fotografia linda de sua imagem intrigante. 

Anamaria foi modelo fora do Brasil, fala mais de quatro línguas, tem uma voz afinadíssima e era considerada uma das mulheres mais bonitas de Ipanema na década de 60 (e também uma das mais ricas), nessa mesma época casou-se com o compositor Marcos Valle e tempos depois levou um pé na bunda daqueles. Há quem diga que enlouqueceu de amor. Há quem diga que foram as drogas. Eu não sei, talvez nem ela mesmo saiba. Hoje em dia é popularmente conhecida como A louca de Ipanema,  vive perambulando pelas ruas do bairro e pela areia da praia com seu biquini branco, o celular imaginário, a flor na cabeça e um carrinho de compras carregado de sacolas vazias brancas e azuis.




musa dos anos 60 da praia de Ipanema


Hoje essa mulher me deu o prazer de uma conversa leve, sorriu pra mim e falou que o cigarro não tava fazendo fumacinha bonita pra foto por conta do vento. 

Abaixo o retrato que tirei e a música Os Grilos, composta pra ela por Marcos Valle. A versão inglês se chama 'crickets sing for anamaria' com participação dela. 


https://www.flickr.com/photos/carla_alencar/9088684565/

Em 2011 o jornalista Chico Canindé lançou o documentário 'Anamaria - A mulher de Branco de Ipanema'. Até agora encontrei apenas trechos na internet, mas só sossego quando tiver esse vídeo em mãos. 

Agora estou tão excitada com tudo isso que, apesar de cansada, não consigo dormir. Já passeei pela alegria de tê-la conhecido até a angustia por sua história, triste. É incrível como existe um mundo gigante fora do nosso. E esse tava ali, do meu ladinho, esperando apenas que eu batesse à porta.

 

Nenhum comentário: