segunda-feira, junho 25, 2012

Chumbaquito de chumbinha

Gangue quase completa e reunida


Uma das coisas que mais tenho orgulho nessa vida é de ter sido nascida e criada em um lugar, que entre tantos outros no Brasil e no mundo, carrega um punhado maior que o das mãos de cultura. E quando falo isso, por mais difícil que pareça, deixo o bairrismo de lado. A questão é de fatos. Ou melhor: de conhecer. Quem é de Recife ou quem conhece a terrinha sabe bem do que estou falando. Vai além do passa na TV ou do que o guia turístico vai te mostrar por lá, caso não tenhas a sorte de ir em grupo e com conhecidos locais.

autêntico cuzcuz


Essa introdução de texto foi só pra dizer o quanto penei na semana passada, ou melhor, penamos: eu e os pernambucanos moradores do Rio e os cariocas que estavam tontos de nos ouvir falar... Não é possível que faltando 1 semaninha para o São João a cidade não oferecia uma progrmação bacana para a festividade. Parecia muito fora da nossa realidade, um sentimento de lástima mesmo. Como assim aqui no Rio de Janeiro não é comemorado São João de maneira decente? De opção, apenas a Feira de São Cristovão, infernal nessa data.




as melhores dancinhas


Em Recife, a festa só não é comparada ao carnaval, por ter apenas um dia oficial de folia: a noite do dia 23 de junho. Mas esse dia é tão esperado e tão bem programado, que é o mesmo que um carnaval, só que junino. As pessoas levam a sério. Fazem festas enormes, em clube, na roça, na rua, em casa, não importa.

Os interiores do Estado ficam cheios de turistas e nativos, cheios de gente animada atrás de um arrastapé. Não tem classe social, não tem idade, São João na minha terra é unanimidade.

É feriado, pra se ter uma ideia.


E as comidas? Passo mal! Milhões de bolos, mungunzá, milho assado, milho cozido, canjica (é outra coisa, diferete da que come no Rio), pamonha, queijo de coalho, pé de moleque (pé de moleque é um bolo de amendoim!) e zilhões de outros quitutes.

Sem contar com os fogos. Passar o São João sem um rojão ou um peido de véa não dá.





isenta de descrição

Pois é, a questão é que não tinha uma festa decente pra gente poder matar um pedacinho mínimo de saudade que fosse. Então o jeito foi fazer o nosso próprio arraiá. Só foi bater o martelo na decisão, que começaram as manifestações. Não ia ter fogueira e muito menos competição da fogueira mais alta. Não ia ter concurso de quadrilha e nem barraquinhas, mas teve muita comida típica, bandeirinhas, balões, sanfona, mini quadrilha, cachaça, vinho, cerveja e muita gente animada!


o matuto mar lindo!


 Arraiá Salvador (esse foi o nome, por ter salvado nossa noite e por ter sido nas redondezas da São Salvador), ano que vem tem mais!

Olha a chuuuuuva.. Passooouuu


9 comentários:

nina disse...

Há, realmente o clima que toma conta daqui é muito bom. Mas digo logo que, pelas fotos e pelas companhias, deu vontade de curtir esse Arraiá do Salvador aí! Pessoas mais lindas e animadas! =)

Andreane Carvalho disse...

Arraiá São Salvador, desde 2012 tirando os pernambucanos da seca do Rio de Janeiro. : )

Foi muito boa a nossa festa!

p.s: detalhe para a minha bochecha cheia da cuscuz na foto.

carlinha disse...

Hahahhaahahaa foi massa mesmo! E fica decretado que o clipe do esqueleto é o melhor da história e que Júlia ganhou o prêmio se garante! Veio do recreio, de busão e metrô, vestida de matuta! HAHAHAHAHA

Andreane Carvalho disse...

Eu PRECISO ver de novo esse clipe do esqueleto. Como é o nome da música, peloamor?! Sim, Júlia foi a rainha do milho. :D Se garantiu. Hahahaha!

carlinha disse...

EPA! Rainha do Milho sou eu, desde que me entendo por gente. Mas tudo bem, nesse ano eu passo o posto pra Júlia só pq eu fui a noiva =D

O clipe é "esqueleto - Kelvis Duran".

Nina, PELO AMOR DE DEUS, veja esse clipe e observe o último esqueleto a direita. Ele erra tudo e fica imitando os outros, a coisa mais tosca do mundo, quase passo mal de tanto rir!

Namorado Matuto! disse...

Adorei a festa!!!

Viva São João e todos q fizeram acontecer!

Parabéns pelo post, minha matuta!

Namorado Matuto! disse...

Adorei a festa!!!

Viva São João e todos q fizeram acontecer!

Parabéns pelo post, minha matuta!

Carlinha disse...

A gente pode fazer um São João fora de época qualquer dia desses... ou então repetir a dose em julho... já que aqui no Rio as comemorações são "julinas".

: )

Andreane Carvalho disse...

Adorei a ideia! : )