sábado, setembro 18, 2010

Quinteira




Ontem eu participei de um brainstorm onde o grupo teria que sugerir nomes para um mega pólo de tecnologia e cultura que vai ser construído aqui em Pernambuco. Como não se trata apenas de tecnologia ou apenas de cultura,o grande desafio era um nome que envolvesse tudo isso, remetendo ao Estado de Pernambuco, sem ser brega ou óbvio. Qualquer idéia era válida para esse primeiro momento, qualquer palavra, pensamento, desenho, qualquer coisa, inclusive as toscas, que, posteriormente, poderiam se unir a outras idéias.

Surgiu de tudo, de palavra que mais parecia pousada de praia até nomes precisos, se o brainstorm tivesse como objetivo decidir o nome de uma produtora. Guisado produções, Cacimba produções...(essas foram algumas de minhas idéias malucas).

Percebi que forçando é difícil e sabia que quando saísse daquele momento,daquela sala branca com cadeiras brancas, computadores brancos, iluminação branca e voltasse pra casa, iria acabar pensando espontaneamente em alguma coisa. Eu tinha a palavra quintal e semente na cabeça. Elas grudaram em mim. Ao contrário do que eu pensava, a idéia não veio, nem em conversa de mesa de bar e nem na mente.

Dormi.

No meio do meu sonho, estava em um quintal,dentro de uma sementeira linda... Era um lugar em que eu nunca estive antes, parecia com a minha Aldeia, mas era menor, o vento era mais seco e empoeirado de dia e parecia ser mais frio a noite, não sei, o sonho foi de dia. Tinha mais chão e menos povoado. Dentro do meu sonho, comecei a escrever um texto sobre o lugar e eu nomeei o texto de quinteira.

Acordei e lembrei disso, fui lembrando aos poucos do sonho... Fiquei tão feliz com esse nome, agora ele grudou em mim. Queria poder nomear alguma coisa com ele.

Por enquanto, nomeio esse texto e a empresa continua sem nome!



Obs: a foto não tem relação com o texto, ela foi tirada na minha Aldeia há duas semanas. Mas achei tão bonita e como não tenho imagem do lugar-astral-imaginário que eu fui...

6 comentários:

miguel disse...

Quinteira, é quase uma música...é o que me lembra..e é bonito,tenho aprendido aqui contigo

Andreane Carvalho disse...

Essa empresa vai perder muito se não colocar esse nome. Muito bom.

Anette Alencar disse...

hahahaha mas isso não é nome de um ponto de cultura+tecnologia... quinteira PE. não, não. hehehe. Queria fazer uma plaquinha bonita e artesanal e colocar na frente de uma hortinha...

Evoluindo na escassez. disse...

Olá! gostei muito do espaço... Me fez bem. Vamos manter o contato, ok. Eu tbm tenho um espaço. Vai lá depois.

http://suicidasobrevivente.blogspot.com/

Anônimo disse...

Carlinhaaa, eu pensei em vários nomes esse final de semana pow!!! não saiu da minha cabeça... Até queria discutir com vc alguns :P Bjuss DeBy

Por detrás da malha fina disse...

Quinteira!
Isso me lembra uma plaquinha que tinha na tua casa em Aldeia. Um poema de Mario Qunitana, se nao me engano. Ao como esqueca da hora.

beijao!