domingo, março 24, 2013

Da maior importância

Tantas vezes, em algumas situações, por entendê-las bem, eu tenho algo a acrescentar, uma boa resposta ou uma piada que seja e elas simplesmente passam batido por não saber falar aquilo em inglês ou porque aquela expressão não existe em inglês. Ou ainda porque a maneira que consigo explicar é tão tosca que vai demorar pra pessoa entender, e ai o instante passa de piada para uma baita chatice carregada de responsabilidade de entendimento: tanto do interlocutor quanto do ouvinte. E também, nada mais deprimente que traduzir piada da própria língua para a língua alheia, principalmente quando não se tem o domínio da mesma. 
É engraçado isso: aquelas pessoas bebem cerveja comigo, me acham bacana, simpática e bonita. Uma ou outra pesca fragmentos de minha essência, mas pouco provável que saibam quem de fato eu sou.

É difícil mostrar quem se é sem palavras.

2 comentários:

julia disse...

já pensei muito sobre isso da dificuldade de expressar-se a si mesmo também quando não se consegue a abrangência da língua, por exemplo... tipo uma língua estrangeira... mas às vezes penso que é muito difícil mostrar quem se é de verdade com palavras da nossa língua nativa. as palavras às vezes limitam muito e os gestos podem nos fazer ficar melhor conhecidos do que certas coisas que dizemos. aliás, muito do que a gente é de verdade é "inefável" (eu adoro essa palavra). beijo e se cuida.

Henrique Vieira disse...

Será?
E olhar?
Será?